Visitante Nº:

contador grátis

terça-feira, 19 de março de 2013

Extrativismo Vegetal no Brasil

O Extrativismo Vegetal no Brasil é bem menos importante do que as atividades de pecuária, por exemplo. Seja em valores de produção ou de mão-de-obra empregada. Porém a pecuária irresponsável acaba desmatando territórios com importantes recursos vegetais para fins de sua própria expansão. Em alguns lugares do Brasil, o Extrativismo Vegetal ainda possuem destaque, sendo que a madeira é o produto mais explorado. Além da madeira, há outros vários produtos integrantes do Extrativismo Vegetal no Brasil.

O Brasil é um país coberto por grandes porções de floresta que foram preservadas na colonização e no progresso de sua população. Por ser um país com vasta extensão territorial, há espaço suficiente para as reservas naturais. A Madeira é um dos produtos mais visados no Extrativismo Vegetal no Brasil. Normalmente, é extraída da Mata de Araucária ou Floresta Subtropical, com destino à produção de papel e celulose; da Mata Atlântica, que continua sendo explorada ilegalmente mesmo existindo proteção de lei; e da Floresta Amazônica, que gera muita madeira-de-lei. A extração de madeira está intimamente ligada com o problema do desmatamento no Brasil.

No leste do Pará, ocorre especialmente a extração da Castanha-do-pará que é um produto muito valorizado no Brasil e também na exportação.

Palmeiras típicas da região amazônica fornecem Açaí e Palmito que abastecem o mercado interno e servem ainda para exportação, já que dessas árvores se aproveita praticamente tudo.

O látex já teve importância bem maior em seu extrativismo para o Brasil. O produto obtido através da Seringueira ainda é utilizado na produção nacional de borracha, mas perdeu muito espaço com o avanço da tecnologia.

As madeiras menos nobres das florestas brasileiras são fontes para Lenha e produção de Carvão Vegetal, que possuem fins energéticos ou medicinais.

                                                                  Extração de madeira


Castanha-do-Pará



Extração de Açaí


 Extração de Palmito


Extração de Latex


Carvão Vegetal
 
 
 

6 comentários:

  1. Se os trabalhadores fossem bem remunerados em ralação ao tanto que trabalham, concerteza nao existiria a pobreza entre familias igual tem nessa região.

    Att. Moderadora Pamella Zamboni

    ResponderExcluir
  2. Uma região muito rica em recursos minerais e vegetais, porém algumas pessoas são tratadas como escravas, e recebem um salário que é impossivel de se viver. Em vez de sairem com lucros, saem cheios de dividas e isso quando conseguem fugir de propriedades com varios capatazes.

    Att. Ana Flávia dos Santos

    ResponderExcluir
  3. Nosso país é tão maravilhoso no quesito "belezas naturais", que fico espantada com a ganância de algumas pessoas, pela obsseção por dinheiro. Que fazem a exploração ilegal desses recursos, que não se contentam com o que ja tiraram e ainda assim continuam essa exploração natural e também a exploração humana.

    Att. Moderadora Marina Ferreira

    ResponderExcluir
  4. Realmente essas práticas extrativistas só dão dinheiro a quem vende, e nunca a quem extraí. Mas fazer oque? Bem vindo ao nosso país!.

    Att. Natália Kozak Santos

    ResponderExcluir
  5. A extração de Palmito e Latex ja foi tão grande, que agora não se tem mais a mesma quantidade igual se tinha antigamente. E o que nos parece é que isso só tem a piorar, e futuramente a palmeira que produz o palmito e a siringueira irão sumir do mapa.

    Att. Estevan Ledur

    ResponderExcluir
  6. Muitos desses produtos extraídos são feitos produtos de cosméticos, como: olho trifásico corporal, cremes de cabelo, cremes para o corpo, sabonetes, e até remédios medicinais. Então praticamente não se tem desperdicío desses produtos, são todos aproveitados, de uma forma ou de outra.

    Att. Moderadora Pamella Maziero

    ResponderExcluir